3 dicas para reduzir os custos da empresa durante a crise

Reduzir os custos: Especialista em turnaround, Flávio Ítavo, destaca três medidas simples que ajudam na economia da empresa

Reduzir os custos: Retenção de despesas, metas cada vez mais desafiadoras e contratempos já fazem parte da rotina de um bom administrador. Mas e os detalhes para essa redução acontecer na prática? O especialista em turnaround Flávio Ítavo destaca abaixo três dicas para reduzir parte dos problemas e, o melhor, delegar para outras partes interessadas. Confira. Dica 1 – Cada despesa precisa ter um “dono”, ou seja, alguém que será responsável por acompanhar e tomar providências no sentido de reduzir tais gastos. Então designe um responsável por cada linha de despesa. Quando uma responsabilidade é atribuída a outra, os efeitos surgem a curto prazo e o processo costuma ser altamente eficaz. Dica 2 – Reveja todos os contratos e fornecimentos. Rever não significa trocar, mas sim revê-los. Tente aumentar o prazo, reduzir o tamanho do pedido, fracionar o tamanho dos lotes de compra, etc. Nem sempre o preço é a solução mais importante. É preciso manter bom relacionamento com o fornecedor para arranjar novas soluções. Dica 3 – Separe o que é essencial daquilo que não é. Uma ilustração para essa dica é que podemos manter a qualidade em um item X, considerado item essencial, que eu nunca poderei mexer. No entanto, posso pensar em alternativas diferentes no seu frete de transporte, por exemplo. Nessa situação é possível definir fretes mais baratos, alternativas mais simples e eficazes, ao invés de optar por fretes caríssimos e altamente qualificados.

Sobre Flávio Ítavo

Executivo com experiência em empresas multinacionais e nacionais de grande porte de diferentes segmentos como Danone, Warner Lambert, Bunge Alimentos, Coty Inc, KPMG, Belsonno, Grupo Canopus e Grupo Niponsul, em posições de Gerência Geral e Diretoria Financeira, de Produção e Vendas, e em Turnaround de empresas como Avis Renta a Car e Cofibam, Flávio Ítavo especializou-se na recuperação de companhias e no redirecionamento para alavancar vendas e resultados. Ao longo de 30 anos, Flávio construiu uma carreira sólida como negociador, na criação de alianças, joint ventures, compra e venda de empresas,  desenvolvedor de estratégias e táticas de sucesso, criador e iniciador de novos segmentos, produtos e mercados. Hoje, é um dos maiores especialistas em Turnaround, focando seus esforços na recuperação de grandes empresas e readequação aos novos tempos do mercado.

Sobre Turnaround

O Turnaround ficou conhecido como processo de recuperação ou renovação corporativa. As stratégias de Turnaround visam avaliar todos os setores de uma companhia, incluindo seus valores e sua missão, propor e executar estratégias agressivas para uma reestruturação profunda e uma mudança de rumo que recoloque a empresa no eixo e permita voltar a crescer. Embora muitas companhias ainda tenham dificuldade em admitir a necessidade do Turnaround, o processo já ajudou a recuperação e na volta por cima de muitas marcas no Brasil e no mundo.

Saiba mais:

Flávio Ítavo | flavioitavo.com.br | flavio_itavo@uol.com.br

Tags: , ,

Trackback from your site.

flavio

Atualmente é CFO & Turnarounder do Grupo Dallas (Avis & Budget Rent a Car) e autor do Blog.

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.